19.1.07

Nova Direcção na AAUAv

Nova AAUAV já tomou posse
Reitora e Presidente da AAUAv reclamam maior diálogo
Luís Ricardo Ferreira e a sua nova equipa tomaram posse a 17 de Janeiro, numa cerimónia que decorreu ao final da tarde na Casa do Estudante, conduzida pelo Presidente da Mesa da Assembleia, Raul Junqueiro. A revisão estatutária e a dinamização da Casa do Estudante estão entre as prioridades desta Associação Académica que, através do seu Presidente, pediu à Reitora uma presença mais assídua na Casa do Estudante e nas actividades dos estudantes.

No dia em que reassumiu oficialmente a liderança da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Luís Ricardo Ferreira lembrou o papel crucial que já há 28 anos a Associação Académica desempenha na evolução da UA, enquanto instituição de Ensino Superior. «(…) Muitas foram as pessoas que lançaram projectos, que contribuíram para a credibilidade e transparência da Associação Académica (…) Hoje, a Associação Académica conta com quadros qualificados que asseguram a execução técnica e administrativa de parte das suas actividades.»
Para Luís Ricardo o modelo de organização e gestão da AAUAv é o ponto crucial deste mandato. Dele depende «a capacidade de auto-financiamento», «uma maior redução e controlo da despesa» e a «verdadeira capacidade de representar e defender os interesses dos estudantes da Universidade de Aveiro». Assumindo como compromisso prioritário a revisão estatutária, enquadrada com a reorganização de todos os regulamentos internos da AAUAv, o Presidente reeleito garantiu que 2006 foi um ano de consolidação financeira, capaz de contribuir para o futuro sucesso da Associação.
Perante uma audiência composta por estudantes, por alguns professores e pelo antigo Reitor, Prof. Renato Araújo, o Presidente da Direcção salientou a «enorme necessidade de dinamizar a Casa do Estudante», abrindo-a definitivamente à academia o que, diz, «será conseguido através da criação de um pólo de desenvolvimento social que atraia a atenção dos alunos».
À Reitora, Luís Ricardo pediu: «venha mais vezes à Casa do Estudante. Vá mais vezes às actividades dos Estudantes da sua Universidade. Assim poderá trazer, com a Senhora, a universidade que tanto nos faz falta aqui deste lado da ponte.»
Ao longo do seu discurso, o Presidente da Associação referiu também a necessidade de dar atenção redobrada às estruturas representativas das escolas politécnicas associadas à UA. «Estas estruturas são fundamentais para a compreensão dos verdadeiros problemas dos alunos que frequentam essas Escolas. É pois necessário encontrar novas formas de apoio efectivo».
Luís Ricardo falou ainda da reorganização do ensino superior que se iniciou em 2006, no âmbito do processo de Bolonha, lembrando que à luz desta nova legislação, a UA adequou a sua oferta e lançou novas áreas de formação com o acompanhamento da AAUAv em colaboração com as Comissões de Curso. Contudo, lamentou o facto da Associação não ter podido dar um maior contributo em todo o processo. «(…) Teria sido melhor e maior o nosso contributo se os órgãos envolvidos no processo assim o tivessem permitido. Houve alturas em que a AAUAv apenas obtinha informação acerca do desenvolvimento do processo através das comissões de curso que funcionavam ou pelo menos das que se envolveram e participaram no processo.».
Ainda a propósito de Bolonha e lembrando que este novo modelo encara o ensino centrado no aluno, dá-lhe espaço na orientação do seu estudo, pede-lhe que seja capaz de pesquisar, desenvolver e utilizar tudo o que é resultado deste processo de decisão na sua aquisição de competências, Luís Ricardo alertou os professores: «20% de limite de faltas à disciplina é manifestamente insuficiente. Nós, alunos, sempre entendemos a Universidade como sinónimo de escolha.»
Luís Ricardo chamou ainda a atenção para os motivos que levam os alunos da UA a abandonar a sua formação: «34% por motivos financeiros», «25% por motivos profissionais» e lamentou o facto de não ter havido, no decorrer da discussão política de reorganização do Ensino Superior, «uma palavra, por parte da tutela, de também adequar a protecção social dos estudantes que frequentam o ensino superior.»
Antes de terminar a sua intervenção, Luís Ricardo agradeceu aos colegas que terminaram as suas funções na AAUAv e desejou a boas-vindas aos novos elementos. E concluiu: «Nós, os alunos da Universidade, que com muito orgulho pertencemos à Associação Académica da Universidade de Aveiro, continuaremos a fazer dela um instituição de sucesso e referência.».
Reitora retribuiu convite de Luís RicardoDirigindo a toda a nova Associação os votos de bom trabalho e congratulando-a por se dispor a prestar um serviço à academia, a Reitora apelou a uma maior participação dos estudantes no preenchimento dos inquéritos que permitem aferir a qualidade académica e pedagógica da instituição, lembrou o contributo das várias associações académicas da UA para o alargamento dos espaços onde hoje os alunos podem estudar fora do horário normal de funcionamento, disse que continua em discussão a criação, reclamada pela AAUAv, de um ponto de contacto mais próximo da zona central do campus e referiu-se ao importante papel que um aluno da UA está a desenvolver na European University Association, que está a avaliar a Universidade de Aveiro.
Ao repto lançado momentos antes por Luís Ricardo Ferreira, ao reclamar uma maior presença da Reitora da UA na Casa do Estudante e nas actividades promovidas pela Associação Académica, a Prof. Maria Helena Nazaré respondeu: «Entendo esse convite como um convite permanente que irei usar, mas lanço o mesmo desafio ao Luís Ricardo. O diálogo é muito importante e na UA nunca os estudantes foram impedimento do bom funcionamento desta casa. Faço votos que assim continue.».
Membros que compõem os órgãos sociais da AAUAv:

Mesa da Assembleia:
Presidente: Raul Junqueiro – EET
1ªSecretária: Cidália Afonso – ISCAA
2ª secretária: Diana Bezugo – ESSUA

Conselho Fiscal:
Presidente: Pedro Rodrigues – ISCAA
Secretário: Diogo Ferreira – Eng.Civil
Relator: Catarina Garcia – Gestão

Direcção:
Presidente: Ricardo Ferreira – Eng.Mecânica
Tesoureiro: Pedro Oliveira – EGI
Secretária: Liliana Santos – Eng.Ambiente
Vice-Presidente: Negesse Pina – Economia

Sector Acção-Social/Pedagógico:
Rita Frade – Design
Ana Afonso – DesignSinuhé Gomes – Eng.Mecânica
Sérgio Lopes – Ensino Básico

Sector Administrativo:
Rui Semeão – EGI
Manuel Marques – LREAndré Lindo – Eng.Física
Luís Cabete – EGI

Sector Cultural:
João Oliveira – Eng.Ambiente
Ângela Letra – Eng.Ambiente

Sector Desportivo:André Couto – EET
Tiago Carreira – EGI
Carina Ferreira – Eng.Física

Sector Informativo:
Bruno Pereira – Eng.Civil
Alexandra Pereira – ISCAA
Nuno Oliveira – Eng.Civil
Joana Pereira – Ensino Básico

19-01-2007, aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Corpos Gerentes da ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO tomaram posse no dia 4 de Dezembro de 1996.

A Direcção é constituída pelos seguintes elementos:
- Ângelo Eduardo Rodrigues Ferreira - Presidente
- Rui Pedro Vaz Saleiro Cardoso - Tesoureiro
- Susana Cristina Chaves Baptista Esteves - Secretária
- Ana Paula Santos Pereira
- Richard de Almeida Palmeiro
- Paulo Jorge Coimbra Fontes
- Ricardo João Ratola Capele Deus
- Artur Castro Simões da Silva
- Miguel Fernando Lopes Pinto de Oliveira
- Jorge Manuel da Silva Malheiro Fernandes
- Claudia Susana Silva da Luz
- Pedro Miguel Fernandes Silva
- António Manuel Correia Telmo
- Jorge Adalberto Baptista Ferreira
- Elias de Jesus dos Santos Costa
- Rui Manuel Carvalho Ferreira de Melo
- António Alexandre Vieira de Oliveira

A Mesa da Assembleia Geral tem a seguinte constituição:
- Luís Daniel Camacho Mendes - Presidente
- Rui Alberto Ferreira Monteiro - Secretário
- João Carlos Sintra Gaspar - Secretário

O Conselho Fiscal é composto pelos alunos:
- António José Marques Ribeiro - Presidente
- Carolina Isabel de Almeida Mesquita - Vogal
- Carlos Victor Marques Figueira - Relator

Há dez anos tomava posse a melhor equipa de sempre à frente dos destinos da associação até aos dias de hoje. É pena que tudo tenha então mudado tanto. Em tempos de tão grande desafio os estudantes parecem adormecer para os problemas do seu tempo... A nossa associação desapareceu da universidade e desaparaceu da cidade. Outros tempos, outros tempos!
Um abraço grande aos antigos estudantes que estiveram nesta época à frente da associação de estudantes.