8.3.06

Historial da opinião

TERÁ SIDO ASSIM QUE NAPOLEÃO PERDEU A GUERRA?
João Bacelar*

Neste ano, tal como nos passados, a questão de Setembro volta à baila.
De um lado os que acreditam que a Universidade honrará a sua palavra e, em troca da famigerada época de Setembro, "oferecerá" de bandeja a desejadíssima avaliação contínua; doutro os que acham que há ainda muitas promessas para cumprir e têm a certeza que jurar a avaliação contínua não é mais do que atirar areia para os olhos da estudantada.
Todavia este ano há algo mais de interessante nesta desinteressante discussão. Há um órgão recém-criado que se chama "Conselho do IFIU" que senta à volta de uma mesa todos os Directores de Curso. Estes parecem considerar que chegou a altura de mostrar quem é que manda aqui e preparam-se para, com ou sem o apoio dos alunos, fazer aprovar o calendário escolar que eles consideram ser o mais inteligentemente adaptado para promover o sucesso escolar e as conferências científicas nas Maldivas e na Nova Zelândia.
Decidir sobre opiniões (normalmente de uns poucos professores "seniores") e não sobre factos é pouco académico. Prometer "avaliação contínua" sem haver condições e vontade para a fazer é desonesto.
Congeminar alterações deste tipo no calendário escolar (e quem sabe se admitir realizá-las por despacho) sem respeitar a vontade da maioria dos estudantes é, mais do que ter medo dos argumentos e das propostas destes, trocar o diálogo construtivo que se vinha mantendo nos últimos anos por uma declaração de guerra e um atestado de incompetência.
É claro que esta questão, mesmo entre os alunos, divide opiniões - também eu gostaria/preferia ter "férias normais" no Verão - e talvez se venha a justificar uma espécie de "referendo"... Mas existem outras formas e outros calendários que, sem acabar com uma época de avaliação onde há mais de 4000 aprovações, o podem permitir. Agora dizerem-nos que Setembro vai ser varrido do calendário escolar "porque sim" é, na minha opinião, tratarem-nos (quase) como crianças.

* (ex-representante dos alunos na comissão da assembleia que estudou a criação do IFIU)
in Jornal UniverCidade, n.º 49, 26 de Abril de 2002

Sem comentários: