17.2.06

ACADEMIA EM MOVIMENTO

No final de Março, entre os dias 17 e 21, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e os Núcleos Culturais que a compõem, promoveram a SEMANA CULTURAL. O público académico
pôde ver diversas exposições retrospectivas ou decorrentes das actividades dos núcleos (I Concurso de Fotografia e Ilustração Geológica - Núcleo de Geologia, Núcleo de Espeleologia, Núcleo de Artes Plásticas, Núcleo de Jogos de Estratégia e Simulação e Tuna Universitária), uma Sessão de Poesia, uma Maratona de Pintura. Mas a SEMANA CULTURAL abraçou também a cidade ao levar até à Praça do Peixe as vozes da Tuna Feminina, ao dar início ao II Curso de Geologia Évora-Marvão 97 ao organizar o II Encontro Nacional de Estudantes de Biologia, da responsabilidade do Bionúcleo. Esta iniciativa reuniu estudantes de todo o país, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, que se debruçaram sobre problemas e questões com que se debate o ensino da Biologia mas também a projecção e desenvolvimento científico desta área de estudo.
O Núcleo de Banda Desenhada da A.A.U.A. programou para a semana cultural um ciclo de Cinema de Animação, também como forma de assinalar o centenário do nascimento da Banda Desenhada. Alfândega Filmes foi o título deste ciclo de BD, que contou com a participação de Jorge Neves, um dos mais conceituados e premiados criadores, produtores e distribuidores de cinema de animação português de autor. Os adeptos deste tipo de cinema puderam visionar um leque bastante variado de filmes de animação que só muito excepcionalmente têm uma fugaz passagem pelo circuito comercial.

SEMANA DO ENTERRO DO ANO

A Comissão Organizadora da Semana do Enterro (COSE), encontra-se já em plena actividade na organização daquele que é o maior evento Académico da Cidade de Aveiro.
A COSE pretende dinamizar, de uma forma inovadora, todas as actividades que fazem parte do programa desta Semana. Para além de garantir actividades lúdicas, bastante atractivas e sobretudo acessíveis a todos os estudantes, fazem uma aposta forte nas actividades culturais e desportivas organizadas pelos vários Núcleos desta Academia.

Uma das novidades deste enterro será a constituição do desfile, que vai contar com carros de curso, dando uma nova orgânica e homogeneidade ao momento mais alto da Semana.
A aposta mais arrojada será a divulgação. Assim, denota-se o empenho de publicitar a Semana com a antecedência desejada, e a nível nacional, contando mesmo com o recurso a um spot publicitário televisivo.
O Parque S. João, junto da IP5, voltará a ser o palco dos concertos e eventos musicais. Quanto às outras iniciativas, serão agendadas e alocadas brevemente.
Com esta nova fórmula, a COSE conta assim partir para uma nova forma de organização, mais profissional e atempada, a fim de proporcionar a esta já tão grande academia, a melhor Semana Académica de sempre, a partir do dia 27 de Abril.

Sem comentários: